Aula de Filosofia

 

Aula de filosofia (parece mas não é...)
Autor desconhecido

Um professor de filosofia parou diante da classe. Ao seu lado, em sua mesa, tinha alguns objetos. Quando deu início à aula, sem dizer uma palavra, pegou um vidro com pedras de aproximadamente 2 centímetros de diâmetro cada, e perguntou aos alunos:

- Este vidro está cheio?

Todos os alunos concordaram imediatamente que o vidro estava realmente cheio, com as pedras. Então, novamente sem falar nada, o professor pegou uma caixa com pequenos cristais, derramou-os dentro do vidro, agitando-o levemente. Os cristais, obviamente, preencheram os espaços entre as pedras. Então ele perguntou novamente:

- Este vidro está cheio?

Os alunos riram e mais uma vez concordaram que, agora sim, é lógico, o vidro estava cheio. Mais uma vez calado, o professor pegou outra caixa e derramou a areia, que esta continha, no vidro. É claro que a areia preencheu o espaço restante.

- Agora - disse o professor - eu quero que vocês reconheçam que este vidro representa a vida de cada um de nós.

Rindo ainda mais que antes, os alunos perguntaram: - Como assim, professor? O que um vidro cheio de pedras, cristais e areia tem a ver com a nossa vida?

- Vejam só - respondeu o professor - As pedras são as coisas realmente importantes, a base de nossa vida: a família, os amigos, a saúde, o conhecimento... Coisas que, mesmo que todo o resto fosse perdido, continuariam ali, mantendo a nossa vida repleta. Já os cristais, são as demais coisas que importam em nossas vidas: o trabalho, o lazer, os bens materiais... Agora, a areia, é todo o resto, as coisas pequenas, sem importância real em nossas vidas.

E, terminando a aula, ele disse: - E, se colocássemos primeiro a areia no vidro? Logicamente não sobraria espaço para os cristais e para as pedras. O mesmo vale para a nossa vida. Se gastarmos todo o nosso tempo e toda a nossa energia em coisas pequenas, não teremos espaço para as coisas que realmente são importantes. Por isto, em qualquer coisa que você vá fazer, estabeleça primeiro as suas prioridades e persiga-as até ter alcançado seu objetivo. O resto é só areia, que o vento pode levar.
“Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe.” (Sócrates)